quarta-feira, abril 22, 2015

Etapa do Circuito Prof. Mário Lemos - 1ª vez em Coimbra

No passado Domingo, 19 de Abril, o Olivais Coimbra organizou uma Etapa do Circuito Prof. Mário Lemos, destinado ao escalão de Minis 10. Esta etapa insere-se num projeto do Comité Nacional de Minibasquete, que visa estimular a realização de atividades, jogos e concursos de lançamento, para o escalão de Minis 10 e ao mesmo tempo homenageia aquele que é considerado o Pai do Minibasquete em Portugal.
A Etapa do Olivais Coimbra contou, assim, com a participação de 6 clubes convidados, o Clube Galitos, o C.P.Esgueira, o G.D.Gafanha, o Sangalhos S.C. (A.B.Aveiro), o Academia Basquetebol e o Sporting Figueirense (A.B.Coimbra), que se juntaram às duas equipas do Olivais FC.
Para a tarde de domingo, em Coimbra, as 8 equipas foram divididas em dois grupos de competição, jogando entre si, num total de três jogos cada uma. Fazendo jus ao que defendia o Prof. Mário Lemos, todos os mini atletas tiveram a mesma oportunidade de estar em campo, para se divertir a jogar minibasquete, disputando cada posse de bola, lutando por cada ressalto e correndo para conseguir para o adversário.

Durante o calendário de jogos do torneio, decorreu uma competição de circuito técnico para as equipas que iam folgando. Assim, ao fundo do campo, cada uma da equipa procurou concretizar com sucesso o maior número de passes, após superar pequenas estações de drible e coordenação. A equipa que conseguiu o maior número de passes em sete minutos foi a do Clube Galitos, com 38.

A meio da tarde de competição houve uma pequena paragem para o Concurso de Lançamentos do Circuito, segundo as regras do Comité Nacional de Minibasquete. Assim, todas as equipas realizaram três competições, cada uma em três minutos. Começou-se pelos Lances Livres, seguiu-se o Lançamento na Passada do Lado Direito e depois do Lançamento na Passada do Lado Esquerdo. Todas as equipas puderam, então, participar nos concursos, mas para o ranking e atribuição de prémios apenas foram validadas as equipas que cumpriam todos os requisitos do concurso, nomeadamente o da constituição da equipa.

O Clube Galitos foi a equipa que melhor marca conseguiu nas três competições, concretizando 28 lances livres, 68 lançamentos na passada do lado esquerdo e 71 lançamentos na passada do lado direito. Dado as regras do concurso não permitirem acumulação de prémios, o prémio de lançamentos na passada do lado esquerdo foi atribuído ao 2º classificado, o Sporting Figueirense, enquanto que o prémio de lançamentos na passada do lado direito foi atribuído ao 3º classificado, o C.P.Esgueira.

A Etapa organizada pelo Olivais, do Circuito Prof. Mário Lemos, terminou com a habitual entrega de prémios e de uma pequena lembrança, com a presença do Presidente do Comité Nacional de Minibasquete, Mário Batista. Por fim, foi o grito coletivo do "Viva o Minibasquete" que pôs termo a uma tarde de muita atividade, alegria e imenso divertimento.


Agradecemos ao Clube Galitos, ao C.P.Esgueira, ao G.D.Gafanha, ao Sangalhos S.C., ao Academia Basquetebol e ao Sporting Figueirense  pela presença na nossa Etapa do Circuito Prof. Mário Lemos esperando que todos os seus atletas e treinadores tenham gostado desta experiência.
Toda a organização de mais um grande evento de Minibasquete por parte do Olivais Coimbra apenas foi possível, mais uma vez, pelo apoio da Câmara Municipal de Coimbra, que nos cedeu o pavilhão Multidesportos de Coimbra e da empresa de Aguas de Penacova que nos forneceu as águas. Para além disso, colaboraram diretores, pais e diversos atletas não só na preparação, como no decorrer do torneio, permitindo, assim, a sua concretização. A todos eles não podemos deixar de dar uma palavra de reconhecimento e agradecimento.

As Fotografias desta Etapa do Circuito Prof. Mário Lemos encontram-se no Facebook do Olivais Coimbra, no respetivo album.


Nenhum comentário: