segunda-feira, abril 13, 2015

A Etapa de Coimbra foi Fantástica

No passado Domingo, 12 de Abril, decorreu no pavilhão Multidesportos de Coimbra, a Etapa de
Coimbra do X Circuito Ticha Penicheiro, sob organização do Olivais FC Coimbra. Um momento dedicado exclusivamente às meninas do escalão Minis 12, contou com a participação de 10 clubes da zona norte e centro do país, sendo eles: E.D.Viana, BC Coura (A.B.Viana), NCR Valongo, S.C. Coimbrões e Juvemaia (A.B. Porto), C.P.Esgueira, Illiabum Clube, GD Gafanha (A.B. Aveiro), Sporting Figueirense e, claro, o Olivais Coimbra (A.B. Coimbra).

Pela manhã, as comitivas das diversas equipas foram chegando e enchendo o pavilhão, preparado,
com 3 campos de minibasquete, para receber muitos cestos e acima de tudo muita diversão.
As 10 equipas participantes foram divididas em 2 grupos de competição e, entre si, disputaram cada posse de bola com muita garra, nos respectivos 4 jogos, que decorreram tanto no período da manhã, como no da tarde.
Paralelamente, havia um quarto campo, para a realização de um circuito técnico em equipa. Testando as habilidades de coordenação, drible e passe, cada equipa tinha como objetivo concretizar o maior número de passes de peito e picado, em 7 minutos. No final do dia, com todas as equipas a darem o seu melhor, foi a do C.P.Esgueira a que conseguiu superar o desafio com 26 passes concretizados.
O almoço confeccionado por uma das cantinas dos Serviços de Ação Social da Universidade de
Coimbra, foi servido na Escola Secundária de Avelar Brotero que, mais uma vez, nos abriu as portas para podermos usufruir do seu espaço da cantina e servir as refeições a todo o torneio.

No momento da tarde, e ainda antes do recomeçar da competição iniciada do período da manhã, foi lançado novo desafio técnico às equipas presentes. Com o limite de 7 minutos (cronometrados), cada equipa tinha que converter 10 lançamentos, de 5 situações diferentes, desde lançamento exterior a média distância, de lance livre e longa distância, ao lançamento na passada do lado direito e do lado esquerda. A equipa que conseguisse superar todas as estações de lançamento, no menor tempo, venceria. Foram várias as equipas que não precisaram dos 7 minutos que o marcador contava, para concretizar o desafio, mas a melhor marca foi a das meninas do Olivais FC Coimbra ao faltarem ainda 2: 45 minutos, quando converteram o 50º cesto.

Os jogos de minibasquete durante a tarde decorreram sob a mesma animação, muitos cânticos das meninas e sempre sob os olhares atentos dos muitos pais que encheram as bancadas. Depois dos 4 jogos da fase de grupos, as equipas foram emparelhadas consoante os resultados obtidos, disputando um último e quinto jogo neste torneio.
Terminados os 25 jogos de minibasquete, juntaram-se as equipas no centro do campo para, assim,
encerrar mais uma Etapa do Circuito Ticha Penicheiro, com a presença do Diretor Técnico da A.B.Coimbra, Bruno Santos. Foram entregues as medalhas e troféus, oferecidos pela Câmara Municipal de Coimbra, às atletas das equipas vencedoras da Competição do Circuito Técnico e da Competição de Lançamentos. Seguidamente, cada equipa levou, para além de uma pequena lembrança, os respetivos autocolantes da Etapa de Coimbra para completarem os seus Certificados do X Circuito Ticha Penicheiro.
Por fim, foi o grito de "Viva o Minibasquete" com todas as participantes reunidas no círculo centrar que findou a fantástica Etapa de Coimbra.

Queremos agradecer aos 9 clubes presentes E.D.Viana, BC Coura, NCR Valongo, S.C. Coimbrões, Juvemaia, C.P.Esgueira, Illiabum Clube, GD Gafanha e Sporting Figueirense pela participação na nossa organização, bem como a todos os pais que acompanharam atentamente as suas conquistas. 
Para a concretização deste dia, tivemos o apoio essencial da Câmara Municipal de Coimbra, com a disponibilidade do pavilhão Multidesportos e oferta de medalhas para o evento. A refeição foi confecionada e servida com o apoio dos Serviços Sociais da Universidade de Coimbra. À já referida Escola Secundária de Avelar Brotero, que amavalmente nos voltou a ceder as suas instalações na hora do almoço, também deixamos o nosso agradecimento.
Fundamental foi, ainda, o apoio das pessoas durante a preparação e concretização da Etapa de Coimbra. Desde Amigos do clube, a Diretores, Seccionistas, Pais e Atletas do Olivais Coimbra, todos colaboraram nas mais diferentes tarefas, desde a apoio às equipas participantes, à arbitragem dos jogos, preparação do almoço, banca e fotografias, entre outros, o nosso muito obrigado. Agradecemos também às Águas de Penacova o fornecimento das águas.

Após as Etapas de Viana do Castelo, Porto e Coimbra, agora segue-se a Etapa de Braga do X Circuito Ticha Penicheiro, no próximo dia 24 de Maio 2015, em que o Olivais Coimbra marcará, por certo, presença.


As Fotografias da Etapa de Coimbra do Circuito Ticha Penicheiro podem ser consultadas no Facebook do Olivais Coimbra.

Nenhum comentário: