sexta-feira, março 29, 2013

XI Torneio Internacional de Valença


             Para muitos, este fascinante torneio começou na madrugada de sexta-feira. Um evento deste calibre não deixa ninguém indiferente, principalmente os mais novos. Estes devem ter passado uma noite em branco devido à ansiedade.
            Após uma noite longa, a manhã passou com igual velocidade… Até que chegou a hora de reunir a comitiva Olivanense na estação ferroviária de Coimbra B. Mais atraso, menos atraso, estávamos todos prontos para partir, apenas faltava uma coisa, uma fotografia de toda a comitiva.
            Sob a excelente liderança do Cordeiro, as malas foram colocadas no comboio, logo seguidas dos nossos tão estimados atletas. Quando os miúdos estavam a “acalmar”, chegámos ao Porto. Restava-nos esperar pelo segundo comboio que nos levaria praticamente à porta da escola onde passaríamos 3 dias inesquecíveis. Durante a espera, houve tempo para ir à casa de banho, sendo que para tal foi necessário uma flexibilidade económica característica dos “portugueses”, pois eram necessários 50 cêntimos. Chegada a hora de retomar a viagem, embarcámos no que seria o nosso último comboio, mas não passou de um comboio transitório, uma vez que este tinha problemas técnicos que nos obrigaram a apanhar um terceiro comboio, este sim, definitivo.
            Chegados a Valença, os minis 10 tiveram um pequeno mimo, alguns pais levaram-lhes as malas de carro (só o treinador não teve esse direito…). Poisadas as malas e escolhidos os colchões, partimos para a fortaleza a fim de jantar. Depois de comido o churrasco (estava muito bom!) fomos fazer o reconhecimento do terreno. Mais uma vez, o Cordeiro guiou-nos para um descampado bastante agradável e, segundo ele, diz a tradição que os treinadores que vão pela primeira vez têm de ser praxados, por isso, corremos a bom correr, temendo pelas nossas vidas!! A “visita guiada” continuou até termos dado a volta à muralha e voltado para o nosso respetivo bloco na escola. O primeiro dia tinha chegado ao fim e estávamos todos cansados. Restava apenas preparar o dia seguinte, o dia em que começavam os jogos, pois o torneio já tinha começado há muito!

            O primeiro dia de jogos começou mais cedo para os minis 12 masculinos, uma vez que estes tinham jogo primeiro, no entanto a comitiva Olivanense foi tomar o pequeno-almoço toda junta, o que se veio a repetir nos dias seguintes. Depois de comido o pão com fiambre e bebido o leite simples (para desgosto dos mais novos), a equipa orientada pelo trio de treinadores, foi para o pavilhão preparar-se para o jogo, enquanto as outras duas equipas foram arranjar as mochilas às salas e, de seguida, fomos todos apoiar os nossos colegas.
            A manhã passou e mesmo antes de almoço as equipas tiveram a oportunidade de ir à piscina descomprimir. Apenas as minis 12 femininas não puderam usufruir, pois os jogos tinham-se atrasado e o que seria o último jogo da manhã passou para primeiro da tarde, obrigando-as a irem almoçar enquanto outros relaxavam nas águas quentes da piscina. De tarde houve mais jogos para todas as equipas, apesar das ligeiras alterações nos horários. Após o jantar, ocorreram novas alterações de horários nos jogos agendados, tendo somente a equipa mais nova do Olivais jogado.
No final do dia, seria de esperar que estivéssemos todos cansados, mas a excitação dos mais novos surpreendeu-nos. Após estarmos todos na escola, os treinadores pensarem que mais um dia tinha chegado ao fim e que estava na hora de deitar, os atletas andavam de sala em sala aos saltos e aos gritos. Deixámo-los andar, pois o torneio era deles e não nosso. Passada uma hora de pura agitação era tempo de lavar os dentes e dormir. Na verdade, as nossas equipas tinham feito mais jogos do que estavam habituadas e mais cedo ou mais tarde iriam cair que nem bebés nas respetivas camas.


            Tínhamos chegado ao terceiro dia do torneio, um dia que se esperava mais calmo que o anterior, visto a carga de jogos ser mais reduzida. As equipas Olivanenses tiveram um bom desempenho nos primeiros jogos do dia e chegada a hora de almoço estávamos todos a pensar na visita à fortaleza. Mas antes da visita todas as equipas se reuniram no pavilhão, não só para irem todas juntas, mas para receber a visita do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valença.
Após os discursos e entrega dos diplomas de participação às respetivas equipas, onde o Olivais esteve em destaque ao receber uma lembrança por ter estado presente todos os anos neste torneio, as equipas, uma a uma, começaram a levantar-se e iniciou-se o passeio por Valença. O que seria uma visita agradável e descontraída.
Acabada a visita, faltava ainda um jogo para o fim do dia, jogo este que se realizou com bastante cansaço por parte dos jogadores. O último jantar decorreu com muita alegria e com alguma ansiedade em relação à última noite. Alguns dos minis 10 e das minis 12 femininas estiveram entretidos a fazer uma espécie de jogo de basket com as almofadas, enquanto os minis 12 masculinos preferiram ficar no quarto a participar num concurso de karaoke, em que os treinadores (Cordeiro, Luís Martins e Gonçalo Moreira) fizeram o papel de júri. Chegada a hora de deitar, os dentes foram lavados e, com alguma insistência dos treinadores, os atletas foram adormecendo, esperando que o último dia fosse mais um dia de puro divertimento.

Acordámos para o último dia deste grande torneio e o sono e o cansaço eram muitos. Alguns já tinham as malas arrumadas, outros arrumaram-nas nessa manhã, sendo que cada peça de roupa colocada na mala era como uma recordação guardada na memória.
A já habitual caminhada para a cantina fez-se num passo mais lento que o costume. O pequeno-almoço foi comido e cada equipa fez um último jogo, o jogo da despedida. De seguida, enquanto as minis 12 femininas foram à piscina, os minis 10 e os minis 12 masculinos foram para a fila do almoço. Quando as meninas se juntaram ao grupo, o Olivais foi uma última vez às respetivas salas para arrumar os colchões e pegar nas malas.
A ida para a estação foi um pouco acelerada para termos a certeza de que não perdíamos o comboio. Os atletas foram entrando com as malas, que iam sendo arrumadas uma a uma. Depois de estarmos instalados seguimos viagem para o Porto, onde mudaríamos para outro comboio. Quando a comitiva Olivanense estava prestes a chegar a Coimbra, já só se falava em voltar. Na estação, os pais esperavam com sorrisos de saudade. Parecia que tinha passado um mês desde a última vez que os tinham visto. Recolhidas as malas e feitas as despedidas, cada família seguiu o seu caminho…

O XI Torneio Internacional de Valença tinha chegado ao fim! Para uns era a primeira vez, para outros a última. No final de contas, todos queríamos voltar e pensar que nunca iria acabar, mas há mais torneios e outras atividades (sem esquecer os treinos!)
Resta-nos agradecer o convite ao Basket Club de Valença, agradecer aos outros clubes participantes (Barca B.C., C. 5Basket, C.B. Allariz, P. Ourense, S.B. Barco, Guifões S.C., B.C. Limiense, S.C. Beira-Mar e C.B. Baiona), a outras entidades envolvidas e aos pais, que têm sempre um papel fundamental neste tipo de eventos. Bons treinos, bons jogos, continuem a trabalhar e “VIVA O MINIBASKET!”.

Nenhum comentário: