quarta-feira, abril 09, 2014

XII Torneio Internacional de Valença


O relógio marcava 13h quando começaram a chegar os primeiros atletas da comitiva Olivanense à estação Coimbra-B. Enquanto se "discutiam" o tamanho das malas e o que cada um se tinha lembrado de levar para passar o tempo, os pais aproveitavam para trocar informações com os treinadores.
Mesmo antes da chegada do comboio que nos levaria até ao Porto, foi tempo de tirar a fotografia da “praxe” de toda a comitiva. Despedidas feitas, tradição cumprida e lá seguimos viagem para o tão esperado Torneio. Chegados ao Porto, restava-nos uma espera de 1h30, nada que fosse um problema, com os nossos atletas a aproveitaram para lanchar, aprender coreografias de dança, fazer corridas, entre outras coisas. 


Chegados a Valença, comitiva completa e malas descarregadas, seguimos numa caminhada para a Escola onde ficaríamos alojados. Foi tempo de escolher o lugar para colocar o colchão e as malas. Depois de organizar a “casa”, seguimos para o jantar (os atletas adoraram a parte das batatas fritas e da mousse de chocolate). Terminada a refeição, foi hora de fazer as apresentações, onde cada elemento da comitiva revelou um pouco de si próprio. Como estava de chuva, o Cordeiro foi forçado a encurtar a habitual visita guiada, para dar a conhecer um pouco mais de Valença aos caloiros da comitiva. O primeiro dia chegou ao fim, com o retorno à escola, foi tempo de preparar o dia seguinte, lavar os dentes e dormir. A alegria dos mais novos era contagiante, a energia era muita e ninguém queria dormir, após quase 2h de agitação, o sono venceu e tivemos o merecido descanso.

O segundo dia (primeiro de jogos) começou bem cedo, com toda a comitiva Olivanense a tomar o pequeno almoço junta, algo que se repetiu nos restantes dias. Para felicidade de muitos, este ano havia a possibilidade de escolher leite com chocolate ou sumo de laranja e sandes de queijo ou de fiambre. Os Minis 12 masculinos foram os primeiros a entrar em ação, com as restantes equipas a apoiar, bem como alguns pais que nos decidiram visitar. Seguiram-se as Minis 12 Femininas e só mais tarde os Minis 10. Após uma manhã agitada, seguiu-se o almoço onde, para desgosto de muitos, todos os atletas comeram sopa, salada e fruta, o que se tornou regra durante todo o torneio. Na parte da tarde, a animação continuou com todas as equipas a entrar em campo de novo. 

Antes do jantar tivemos oportunidade de descansar um pouco. Os Minis 12 Masculinos aproveitaram para fazer o habitual concurso de Karaoke, os Minis 10 divertiram-se a jogar às escondidas, à apanhada e futebol e as Minis 12 Femininas divertiram-se a jogar ao “Búfalo Bill” e às cartas. Após o jantar, os atletas tiveram a oportunidade de mostrar os seus dotes artísticos, numa “discoteca” improvisada. Na competição realizada, o Olivais conquistou o 3º lugar, com uma coreografia de dança muito original. De volta à escola onde estávamos alojados, ainda restava alguma energia, com os atletas a divertirem-se com novos jogos de cartas, jogos virtuais, entre outros. Com o cansaço a pesar, os atletas não resistiram e adormeceram mais cedo do que na noite anterior.

O terceiro dia esperava-se mais calmo, uma vez que a carga de jogos era mais reduzida. No intervalo dos jogos da manhã e, uma vez que se comemorava o Dia Mundial da Atividade Física, todas as equipas participantes no torneio realizaram uma caminhada por Valença, onde participaram num evento de jogos tradicionais realizado na Cidade. Após o almoço, as Minis 12 Femininas e alguns Minis 10 aproveitaram para fazer um pequeno vídeo de apoio à equipa Sénior Feminina do Clube que iniciava essa tarde o primeiro jogo dos Playoffs. Como a chuva não deu tréguas, o Caça ao Tesouro foi cancelado, tendo sido realizados os jogos em atraso e um pequeno jogo entre os treinadores das equipas participantes, que os atletas adoraram, ao poder corrigir e “criticar” a prestação dos seus treinadores. Terminados os jogos, foi tempo de receber o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valença, para o habitual discurso e entrega de prémios de participação. Neste dia, os Minis 12 Masculinos foram a equipa mais ativa, uma vez que tinham um jogo em atraso do dia anterior, as Minis 12 Femininas e os Minis 10 apenas realizaram um jogo. Antes do jantar, tivemos um momento para descansar. Os Minis 12 Masculinos realizaram as finais do concurso de Karaoke (venceu o atleta Gonçalo Neto) e os Minis 10 e as Minis 12 Femininas divertiram-se em novos jogos de apanhada, cartas, tablets, a ouvir música e a conversar. Após o jantar e, apesar do cansaço, os jogos continuaram e a animação parecia crescer cada vez mais, com todos os atletas a aproveitar ao máximo a última noite. Ainda houve tempo para a realização de um vídeo com toda a comitiva a desejar um Feliz Aniversário à atleta Mafalda Vieira (que teve de se ausentar do torneio mais cedo) e para começar a arrumar as malas.


O último dia chegou e o ritmo das tarefas ao acordar foi bem mais lento, acabando o pequeno-almoço por ser ligeiramente mais tarde. Após o pequeno-almoço, foi tempo de terminar a arrumação das malas. Os Minis 12 Masculinos e Minis 10 realizaram os seus últimos jogos, enquanto as Minis 12 Femininas apoiaram em força, uma vez que já tinham terminado os jogos no dia anterior. Terminados os jogos e, antes do almoço, toda a comitiva teve a oportunidade de ir à piscina descomprimir e relaxar. Foi a despedida de um grande torneio e um momento esperado por todos. Após o almoço, foi tempo de ir buscar as malas e seguir para a estação, num passo acelerado para não perdermos o comboio. No regresso a casa, as malas pareciam mais pesadas, tal era o cansaço acumulado ao longo do torneio. Durante a viagem de regresso, o tema principal de conversa era a saudade que já se sentia dos dias passados e da vontade de regressar a Valença. Na estação, esperavam ansiosos os pais, cheios de saudades.

O XII Torneio Internacional de Valença tinha chegado ao fim! Para uns a primeira vez, para outros a última. As recordações eram muitas, as saudades ainda mais, mas o importante eram os bons momentos passados e toda a boa energia e alegria que espalhámos pela cidade de Valença. Momentos para sempre guardar e relembrar, momentos únicos que só este desporto maravilhoso seria capaz de nos proporcionar.

Resta-nos agradecer o convite ao Basket Clube de Valença, agradecer aos outros clubes participantes (A.A.Coimbra, B.C. Limiense, C. 5Basket, C.B. Baiona, E. D. Viana, Guifões S.C., S.C. Beira-Mar e S.B. Barco), às restantes entidades envolvidas e aos pais que fizeram questão de marcar presença e de apoiar o clube neste evento tão acarinhado por todos.

Minis 12 Masculinos
Minis 12 Femininos
Minis 10 Misto

Nenhum comentário: