quarta-feira, abril 30, 2014

A Etapa de Coimbra foi Fantástica

No passado Domingo, 27 de Abril, a 9ª edição do Circuito Ticha Penicheiro continuou com a Etapa de Coimbra, que se realizou das 10h às 17h, no pavilhão Multidesportos, sob organização do Olivais Coimbra.
Este circuito é um momento de minibasquete destinado a equipas femininas, que homenageia a melhor basquetebolista portuguesa. A sua particularidade deve-se ao facto de se dividir em cinco diferentes Etapas, nas cinco diferentes associações distritais que participam: Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Braga e Aveiro.
A Etapa de Coimbra recebeu, assim, 12 equipas Minis 12 Femininas, de 11 clubes dos diferentes pontos da zona norte e centro do país, a ACDE Diogo Cão (A.B. Vila Real), a E.D.Viana (A.B.Viana), o S.C. Braga e o ATC ( A.B. Braga), a J.F. Campo, o S.C. Coimbrões e o Juvemaia (A.B. Porto), o C.P. Esgueira e o Illiabum Clube (A.B. Aveiro), o Sporting Figueirense e o Olivais Coimbra, que participou com duas equipas (A.B. Coimbra).

Todas as equipas realizaram ao longo de todo o dia, 5 jogos de minibasquete sendo que, de manhã, foram agrupadas em 3 grupos de 4 equipas e na parte da tarde reagruparam-se em 4 grupos de 3 equipas, consoantes os resultados obtidos no turno matinal. Procurou-se, assim, que as atletas pudessem defrontar
equipas que habitualmente não cruzam nas actividades distritais, promovendo novas experiências do jogo de minibasquete.
Para que todas as participantes tirassem melhor partido deste dia de Circuito Ticha Penicheiro, havia também outro tipo de atividades preparadas, que puseram à prova as suas diferentes capacidades. Assim, durante a manhã, num dos momentos de descanso do calendário de jogos, as atletas participaram num circuito técnico, desafiando-as ao nível do drible, passe e coordenação. 
Num outro momento de pausa, foi tempo de testar os dotes de dança das equipas, sob orientação da Gi Barbosa, estudante de Desporto da Universidade de Coimbra. Estas foram separadas em grupos de 2 e 3 equipas e preparam uma pequena coreografia, em que o resultado final apenas seria revelado depois da hora do almoço. Nessa altura, então com as 12 equipas em campo, juntaram-se as coreografias preparadas, terminando cada equipa a escrever uma letra, que resultou no nome do evento "C. T. PENICHEIRO". Este foi, sem dúvida um grande momento do dia. O empenho das atletas foi fantástico e a entrega da Gi Barbosa também, a quem não podemos deixar de reforçar o nosso agradecimento.

Já na parte da tarde as equipas tiveram, ainda, espaço para desenhar numa cartolina o que era para elas o Circuito Ticha Penicheiro, que depois puderam levar para os seus clubes.

Findos os jogos e todas as actividades desta Etapa do Circuito Ticha Pencheiro, foi altura de encerrar mais um grande evento de minibasquete feminino. Para este momento, pudemos contar com a presença do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, o Dr. Carlos Cidade.
Foam entregues pequenas lembranças a todas as equipas participantes, foi dado o grito de "Viva o Minibasquete" e assim findou mais uma etapa do circuito feminino. 

Em suma, este foi um dia FANTÁSTICO. O contentamento de todas as atletas, a forma como tão bem aceitaram todos os desafios e a garra com que disputaram cada posse de bola, bem como a satisfação do público que foi assistindo a cada altura do dia, espelharam o sucesso desta Etapa. Muito obrigada às equipas e pais pela presença.

Presidente do Olivais Coimbra
Vereador do Desporto da CMC
Presidente Comité Nacional Minib.
Este sucesso também se deveu ao apoio que o Olivais Coimbra conseguiu aos mais diferentes níveis e, por isso, não pode deixar passar em branco. Começando por agradecer à Câmara Municipal de Coimbra que nos cedeu o pavilhão Multidesportos, para que pudéssemos dar melhores condições a todas as participantes e uma qualidade melhor ao nosso evento. À Escola Secundária Avelar Brotero agradecemos ter disponibilizado o espaço da cantina e aos SASUC pela confeção da refeição. À Nutriva e às Águas de Penacova também deixamos o nosso obrigado. Por fim, e não menos importante, temos que agradecer a todos os directores, seccionistas, pais, treinadores (Elisa Silva, Tiago Neves e Ana Fonseca) e atletas Sub-14 Femininos (Amélia Murta, Matilde Matos, Beatriz Antunes, Camila Soares, Inês Garcia, Maria Carolina Marques, Filipa Horta, Sofia Henriques e Sofia Moreira), Sub-16 Femininos (Constança Fragoso e Margarida Tralhão), Sub-16
Masculinos (Hugo Matos e Syonn Barros), Sub-18 Masculinos (Luís Ferreira) e Sénior (Luís Silva) do Olivais Coimbra pelo apoio incansável e tão essencial, durante todo o dia. Só com todos é que pudemos proporcionar às mais de 100 crianças um momento de minibasquete, que por certo as marcou.

O Circuito Ticha Penicheiro vai continuar em 2014 com a próxima Etapa em Braga, no próximo dia 24 de Maio. A equipa de Minis 12 Femininos do Olivais Coimbra marcará presença.

Para poderem ver as fotografias da Etapa de Coimbra do Circuito Ticha Penicheiro basta irem à página do facebook do Olivais Coimbra.


Nenhum comentário: