domingo, junho 16, 2013

OLIVAIS FC é CLUBE DO ANO no MiniBasquete no distrito de Coimbra 2013

Pelo terceiro ano consecutivo, e pela sexta vez em oito anos, o OLIVAIS FC Coimbra é considerado o clube do ano no Minibasquete no distrito de Coimbra. Tal resultado foi obtido pela votação dos 14 clubes com atividades de Minibasquete no distrito de Coimbra. A distinção foi anunciada na Festa Distrital do Minibasquete que decorreu no dia 15 de junho em Cantanhede.


Este prémio é atribuído por votação de todos os clubes com base nos dados do ranking e na perceção de cada responsável relativamente à forma como os clubes participaram e organizaram as atividades. A distinção foi anunciada na Festa Distrital do Minibasquete que decorreu no passado dia 15 de junho em Cantanhede.

O troféu Clube do ano em Minibasquete foi atribuído ao Olivais pela sua dimensão, pela quantidade de participações e organizações, pela presença em todas as formações e reuniões e pela qualidade das suas organizações. Nas declarações de voto foi salientado o bom comportamento de todos nos convívios, a boa organização dos seus próprios convívios, em particular os torneios Pais e Mães com temas muito pertinentes e as atividades paralelas pedagógicas interessantes.
Foi também salientado ser aquele clube que mais colaboradores tem, sendo o continuar de um bom trabalho de muitos anos no Minibasquete, desde o grande impulso dado pelo Dr Valdemar Pinho, saudoso Presidente da Direção do OFC em 1998-2000.

No ano desportivo de 2012/2013, o OFC teve 93 mini-atletas inscritos (contra apenas um máximo de 66 atletas dos outros clubes, num total de 430 mini-atletas no distrito de Coimbra), tinha 6 equipas a competir nas competições distritais (contra apenas um máximo de 4 equipas dos outros clubes), organizou 10 convívios distritais (contra apenas um máximo de 7 convívios organizados por outros clubes), esteve presente nas 3 reuniões do Comité Distrital de MiniBasquete e participou nas 2 ações de formação promovidas no distrito.

Apesar de todas as dificuldades e constrangimentos (vários clubes não têm pavilhão próprio), este foi um ano em que o Minibasquete distrital voltou a crescer em números. É de salientar a importância do trabalho conjunto de todos os clubes,  pequenos ou grandes, para este crescimento e para a atividade global no distrito.

O Olivais tentou, sempre que possível, estabelecer pontes de cooperação com outros clubes. Um excelente exemplo foi a organização conjunta do circuito Ticha Penicheiro pela Académica e o Olivais, que foi muito elogiada por todos os clubes participantes.

O Departamento de Minibasquete do OFC foi coordenado em 2012/2013 por Leonor Silva, treinadora de nível II da FPB, tendo muitos treinadores e monitores participado nas atividades de MiniBasquete do OFC. Os treinadores foram Leonor Silva (Minis-12 femininos), Paulo Cordeiro (Minis-12 masculinos), Gonçalo Melo (Minis-10) e Elisa Silva e Rui Chicória (Minis-8). Os monitores foram Artemis Afonso, Marcy Gonçalves, Josephine Filipe, Ana Fonseca, Andreia Rebelo, Gonçalo Domingues, Rita Domingos, Manuel Maia, Luís Martins, Gonçalo Moreira e Rita Mendes.

Toda a dimensão da actividade do Minibasquete do OFC também só foi possível pela dedicação de todos os directores, seccionistas do clube e, claro, de todos os pais olivanenses. Todos eles prestaram um apoio fundamental para que, quer tanto as organizações olivanenses, como as participações das nossas equipas, fossem possíveis com grande qualidade.

Uma última palavra para o Comité Distrital de Minibasquete, que coordena toda a atividade de Mibasquete no distrito de Coimbra, e sem cuja ação continuada o Minibasquete não teria atingido no distrito a dimensão atual. Foi anunciada a despedida do Sr. Zé Manel, presidente do Comité Distrital de Minibasquete, que sempre esteve na linha da frente do desenvolvimento do Minibasquete no distrito. Esteve presente em inúmeros convívios, sempre com uma palavra de encorajamento. Foi claramente um exemplo de humildade, dedicação e paixão pela modalidade, uma voz de bom senso, uma referência para todos. Deixamos aqui lavrado o nosso agradecimento público ao Sr. Zé Manel Almeida.

Parabéns a todos!

Nenhum comentário: