segunda-feira, dezembro 10, 2012

Torneio de Natal Solidário


No Domingo, 9 de Dezembro, o Olivais Coimbra organizou o Torneio de Minibasquete Natal Solidário para o escalão de Sub-10. Este foi o primeiro de quarto torneios natalícios programados pelo Comité Distrital de Minibasquete. Os eventos, para além de torneios de competição de minibasquete, também têm um âmbito solidário, por isso, cada um está associado a uma instituição de solidariedade social. O torneio organizado pelo Olivais associou-se ao "Ninho dos Pequenitos", um Centro de Acolhimento Temporário cuja finalidade é acolher e encaminhar crianças dos 0 aos 6 anos que se encontrem numa situação de perigo, pondo em causa o seu bem-estar e desenvolvimento integral.  Assim durante este recolheu dos clubes participantes bens para recém-nascidos e crianças até 6 anos desde alimentos para bébes (papas, fruta), a roupa, fraldas, toalhetes, cremes e champôs.

O pavilhão foi sendo preenchido, pelo inicio da manhã, pelos mini atletas que iam chegando dos 9 clubes participantes: Olivais Coimbra, A.A.C, CAD Coimbra Basquete, C.I. Montemor, Escola Sec. Bernardino Machado, Ginásio Figueirense, Sampaense Basket, Sporting Figueirense e U.F. Buarcos.
Com 10 equipas a competir (o Olivais Coimbra apresentou-se com 2 equipas mistas), o programa de jogos englobou 15 jornadas, distribuidas pelos três campo de minibasquete, possibilitando que todos pudessem disfrutar de 3 jogos.

Num dos momentos de descanso da competição, os atletas de cada equipa participante espelharam num pequeno cartaz o que significava para eles o Natal e o Basquete. Uma obra colectiva que, no final seria entregue também aos representantes do Ninho dos Pequenitos para ajudar a colorir ainda mais o Natal das suas crianças.

A manhã foi decorrendo num ambiente muito divertido, como dita a quadra natalícia, e sempre acompanhada pela música da ocasião.

Com o apito final dos últimos jogos, foi tempo juntar todos os participantes no campo e fazer a entrega dos bens recolhidos entre todos e, ainda do cartaz desenhado pelas equipas, aos representantes do "Ninho dos Pequenitos". Com os agradecimentos e despedidas, o torneio encerrou, como habitual, com um enorme grito "Viva o Minibasquete".
O sucesso desta manhã deveu-se, em primeiro lugar, aos participantes, pelo bom espírito que trouxeram e espalharam durante todo o torneio e, pela grande adesão à onda solidária do evento e, claro, aos pais que acompanharam, animados, as conquistas das diferentes equipas. Depois, todos os que contribuíram para a organização e desenrolar do torneio, desde os directores do Olivais Coimbra, aos pais olivanenses foram também determinantes. Ainda, e não menos importantes para o evento, o atleta sub-14, Pedro Barradas e as atletas da equipa senior feminina olivanense Carsidália Silva, Josephine Filipe e americana Mattilyn McIntyre que deram apoio essencial ao se disponibilizarem para arbitrar os jogos.
Por fim, ainda agradecer a presença durante toda a manhã do Sr José Manuel, do Comité Distrital de Minibasquete.

No próximo fim-de-semana, os restantes escalões do Olivais Coimbra participam nos respectivos Torneios de Natal Solidário, os Sub-12 Masculinos deslocam-se a Montemor, enquanto que as Sub-12 Femininas vão ao evento organizado pela Academia Basquetebol e os Sub-8 Misto ao organizado pela A.A.C.

Enquadrado no âmbito do torneio, o departamento de Minibasquete do Olivais Coimbra aproveita, este momento, para desejar a todos um alegre e solidário Feliz Natal.



Para consultar mais imagens do torneio, consultem a página do Facebook do Olivais Coimbra.

Nenhum comentário: